Notícias

QUAIS OS BENEFÍCIOS DE SE TER UMA CERVEJEIRA COMERCIAL NO SEU ESTABELECIMENTO?

Como todos já sabem, a cervejeira é um equipamento específico e ideal para gelar cerveja. Apesar de parecer óbvio, algumas pessoas ainda acham que, por possuírem um refrigerador/geladeira no seu estabelecimento, não é preciso investir em uma. Esse é um dos equívocos mais cometidos por empresários do ramo de bebidas, podendo acarretar o mais temido problema: cervejas quentes ou congeladas.

Pensando nisso, a Fricon preparou um post explicando tudo o que você precisa saber acerca da importância de se ter uma cervejeira no seu negócio, como escolher o melhor modelo e qual a diferença entre uma cervejeira e um refrigerador. Vamos conferir?

1.      Diferenças entre refrigerador, freezer doméstico e cervejeira
Você já passou pela (terrível) experiência de querer beber uma cerveja “trincando de gelada”, e ela estar congelada ou, pior ainda, quente? Isso acontece pois, muitas vezes, o armazenamento da cerveja é feito em lugares inapropriados, como refrigeradores ou freezers domésticos, comprometendo o sabor e até mesmo o aroma da bebida.

Por isso, é preciso entender que os refrigeradores trabalham apenas com temperaturas positivas, sendo indicados para resfriar bebidas não-alcóolicas, como água, sucos e refrigerantes. Por sua vez, os freezers domésticos trabalham com temperaturas negativas extremas, sendo indicados para produtos congelados, como carnes, frangos e outros.

Já as cervejeiras, por serem projetadas para se adaptar a diversos tipos de cervejas, trabalham com uma faixa de temperatura intermediária. Em outras palavras, apesar de haver faixa de temperatura negativa, ela é mais amena, se comparada à de um freezer doméstico, e a positiva é mais próxima de 0 ºC – diferente da de um refrigerador, que fica entre 2 e 8°C.

Assim, a cervejeira garante que seu estabelecimento sempre tenha a cerveja na temperatura ideal e cria aquele tão sonhado “véu de noiva” nas garrafas, adorado por todos os amantes de uma boa cerveja.

Além disso, as cervejeiras comerciais possuem refrigeração por ar forçado, tendo um poder de frio três vezes maior que os refrigeradores convencionais. Isso faz com que a abertura de porta não comprometa a temperatura da cerveja, já que o resfriamento é feito de maneira mais uniforme e contínua por todo o interior do equipamento. Por fim, seu degelo é frost-free (automático), o que facilita, e muito, a vida de quem as utiliza.

2.      Quais os reais benefícios de se ter uma cervejeira comercial no seu estabelecimento?

Se você busca atender seus clientes com o máximo de qualidade, ter uma cervejeira comercial no seu negócio é uma necessidade indiscutível. Deixar a cerveja 100% gelada já é, por si só, um bom motivo; porém, há outras vantagens em investir no equipamento, tais como facilidade de manutenção, grande capacidade de armazenamento, preservação do aroma e do sabor da bebida, etc. De todos esses motivos, a temperatura ideal da cerveja é o mais importante – e isso é algo que somente uma cervejeira irá proporcionar.

Mas você sabe qual é a temperatura correta da cerveja? Se sua resposta foi “a mais gelada possível”, lamentamos informar, mas você está errado(a). Antes de mais nada, é preciso saber que cada tipo de cerveja possui uma temperatura ideal de armazenamento – que pode ser até positiva, como no caso das cervejas artesanais. Por conta disso, as cervejeiras FRICON têm uma variação de temperatura de -6 a +2 ºC, garantindo uma melhor conservação para o seu produto, independente da família ou do tipo.

Confira a seguir alguns exemplos de cervejas e suas temperaturas ideais:

Até - 6 °C – para cervejas mais elaboradas, como:
- IPAs: mais amargas, com aromas cítricos e bastante colarinho;
- Weizenbockspossuem uma coloração âmbar, com notas de rubi, além de colarinho bege claro e muito grosso;
- Porters: têm aroma de maltes tostados, remetendo a toffee e cacau em destaque, com pouco aroma de lúpulo;
- Dubbelspossuem aroma de frutas secas, com notas de especiarias e maltes especiais.
 
Até - 4 °C – para cervejas um pouco mais complexas, mas ainda refrescantes, como:
- Weizenbiersincorporam um sabor de frutas que lembra banana e cravo.
 
Até -2 °C – para cervejas com teor alcoólico máximo de 5,5% e sabor mais leve, como:
- Pilsens: de leve amargor, pouco encorpadas e suaves, com baixo teor alcoólico;
- Hellescor dourada, com um sabor de grãos doces e um final suave e seco;
- Witbierscervejas condimentadas, cítricas, com aroma forte e baixo teor alcoólico.
 
Temperaturas positivas – para cervejas artesanais com teor alcoólico mais forte, como:
- Belgian Darkuma ale belga escura, complexa e muito forte, com uma deliciosa mistura de riqueza de maltes;
- Strong Ale: tem graduação alcoólica geralmente acima de 7%, além de um sabor de frutas que lembra pera, maçã, laranja;
- Barley Winepossui um teor alcoólico elevado, que varia de 8% a 12%, além de uma coloração mais escura.
 
Como dito anteriormente, deixar as cervejas fora da temperatura correta afeta o sabor e até mesmo o aroma. Isso acontece quando as guardamos em espaços inapropriados, tais como freezers domésticos e refrigeradores, próximas de outros produtos com diferentes odores. Porém, se armazenadas numa cervejeira, elas estarão em um local refrigerado adequadamente, livres de todo tipo de cheiro.
 
Depois de entender todos os fatos citados acima, é preciso pensar na parte prática: se você pretende abrir um restaurante ou bar, ter um estoque para cervejas é algo com que se preocupar, o que traz à tona mais um benefício de se ter uma cervejeira comercial, que é a variedade de modelos, tamanhos e capacidades.
 
A cervejeira FRICON VCFC 565L, por exemplo, tem capacidade bruta de 565L, podendo armazenar até 196 garrafas de 600 ml, 500 garrafas de 355 ml ou 576 latas de 300 ml, além de ter a opção de ser porta de chapa, visor ou vidro. 
 
3.      Como utilizar a sua cervejeira comercial de maneira ideal
Agora que você já sabe as principais vantagens de investir numa cervejeira comercial, é preciso saber como fazer o melhor uso dela. Para obter a sua máxima eficiência, é importante inserir os produtos de maneira adequada e respeitar a capacidade de litragem, colocando a quantidade correta de recipientes dentro do equipamento.
 
Se, por exemplo, você comprar uma cervejeira que tem como capacidade de armazenamento 168 garrafas de 600 ml e colocar 200, não haverá espaço suficiente para a circulação correta do ar frio em todo o equipamento, podendo comprometer a refrigeração do produto e aumentar o consumo de energia, pois você estará forçando o equipamento a trabalhar além da sua capacidade.
 
Vale salientar que há uma forma correta de armazenar as cervejas. Colocá-las no equipamento deitadas, ou dentro de caixas ou embalagens, não vai resfriá-las de modo adequado e eficiente. O ideal é que elas estejam desembaladas e em pé, para que o ar frio circule com mais facilidade.
 
Dessa maneira, seu estabelecimento terá sempre cervejas na temperatura ideal para consumo, sem o risco de ver clientes insatisfeitos ou ter que fazê-los esperar – o que comprometeria o relacionamento com os consumidores e até mesmo o faturamento em momentos de alta frequência.

4.      Como escolher uma cervejeira comercial
Esperamos ter ajudado você a identificar os benefícios de ter uma cervejeira comercial de acordo com as necessidades do seu negócio. Mas, antes de adquirir uma, é importante prestar atenção em outros detalhes:
 
Características
 
Para saber se você realmente vai adquirir um bom equipamento, é preciso estar atento a algumas características, tais como:
 
·         Conferir se as chapas internas e externas são de material resistente à corrosão;
·         Observar se a moldura possui corte térmico, o que aumenta a eficiência energética;
·         Checar se o equipamento possui características que facilitem o seu abastecimento e manutenção, tais como prateleiras ajustáveis e o sistema de stop inteligente, que dispensa o uso de trava limite.
 
Finalidade do uso
 
É preciso também prestar atenção em relação a qual será a finalidade do equipamento. Se sua intenção é ter um equipamento no salão para despertar a vontade de consumo no seu cliente, opte por cervejeiras expositoras com porta de vidro ou com visor, pois elas são mais atrativas e permitem que os clientes visualizem o produto. Porém, se seu objetivo é estocar e economizar, as cervejeiras com porta de chapa são a melhor opção, pois possuem um valor mais acessível.
 
Tecnologia Inverter Bivolt
 
Para garantir ainda mais performance e economia de energia no seu negócio, a FRICON possui uma tecnologia exclusiva no mercado, que proporciona uma economia energética de até 55%: a tecnologia Inverter Bivolt.
 
O compressor Inverter acelera quando há maior necessidade de resfriamento e desacelera quando a exigência de frio é menor; a tecnologia Bivolt, por sua vez, permite o funcionamento do equipamento em uma maior amplitude de tensão (o dobro da convencional), garantindo que ele seguirá funcionando mesmo com picos de tensão e linhas de energia instáveis.
 
Veja abaixo 4 vantagens de adquirir uma cervejeira comercial com a tecnologia Inverter Bivolt da Fricon:
 
1.      Eficiência energética e economia de energia: o compressor de velocidade variável regula o fluxo de energia, alterando a velocidade de acordo com a necessidade de resfriamento. Com isso, há maior eficiência energética e menor consumo de energia no PDV. A redução chega a até 55% quando comparado a sistemas similares.
 
Por exemplo, se você identificou que o consumo de energia do seu equipamento atual representa R$ 100,00 na sua conta de energia mensal, ao trocar por uma cervejeira Inverter Bivolt, o valor mensal poderá ser reduzido para cerca de R$ 45,00.
 
2. Estabilidade de energia e temperatura: a tecnologia assegura a estabilidade do fluxo de energia em um intervalo de 70V a 280V, permanecendo com temperatura estável, reduzindo o risco de danos ao equipamento nos momentos de picos ou quedas de energias (comuns em estabelecimentos comerciais) e prolongando a vida útil da sua cervejeira.
 
3. Menos ruído: como as cervejeiras Inverter Bivolt funcionam em menor rotação e com sistema antivibração, elas são mais silenciosas.
 
4. Sustentabilidade: o gás refrigerante natural R-290 (propano), além de não ser tóxico, também não causa agressão à natureza, uma vez que não contém cloro e, portanto, não afeta a camada de ozônio. Além disso, ele reduz o consumo energético comparado a outros equipamentos.
 
 
Adquira já uma cervejeira para o seu negócio!
 
Esperamos ter ajudado você a identificar os benefícios das cervejeiras para bares e restaurantes. Todas as cervejeiras Fricon possuem diferenciais como:
 
·         Chapas internas e externas em aço galvanizado pré-pintado, com alta resistência à corrosão;
·         Moldura com corte térmico, para uma maior eficiência energética;
·         Isolamento de poliuretano ecologicamente correto;
·         Controlador eletrônico com ajuste para até 4 temperaturas diferentes;
·         Degelo frost-free.
 
Caso esteja em busca de um equipamento com o padrão de qualidade, visite agora mesmo a seção Cervejeiras Fricon no nosso site e conheça todas as nossas opções.