Notícias

INVERTER BIVOLT: CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS DESSA TECNOLOGIA NOS CONSERVADORES FRICON

Consumo mais racional de energia e maior poder de recuperação de frio são algumas das vantagens da tecnologia Inverter Bivolt em relação a outros sistemas tradicionais. Leia nosso post e descubra tudo!

A busca pela melhoria contínua dos equipamentos Fricon tem conduzido a cultura de inovação da empresa ao longo dos anos, algo que possibilita a antecipação de tendências e o desenvolvimento de novas soluções. O mais recente exemplo disso é a linha de conservadores Inverter Bivolt, que une duas tecnologias de maneira pioneira no mercado mundial de refrigeração comercial.

Que tal conhecer todos os detalhes dessa solução campeã nos quesitos eficiência energética e sustentabilidade ambiental? Neste post, explicamos como funcionam os equipamentos Inverter Bivolt e quais as suas vantagens em relação aos conservadores com sistemas tradicionais.

Como surgiu a tecnologia Inverter Bivolt no ramo de refrigeração comercial

A inserção da tecnologia Inverter Bivolt na área de refrigeração comercial surgiu da necessidade de ofertarmos aos nossos clientes equipamentos de ponta e que melhorem a relação custo-benefício dos equipamentos FRICON, sendo isso o que motivou a equipe de P & D FRICON em parceria com a Embraco – uma empresa brasileira, referência global em tecnologias para toda a cadeia de refrigeração.

A partir da cooperação entre as duas empresas, a combinação de componentes exclusivos possibilitou o co-desenvolvimento da solução que alia os sistemas Inverter (velocidade variável) e Bivolt (127V e 220V – funcionando em duas voltagens). O resultado são equipamentos com menor consumo e maior eficiência energética. Veja a seguir como isso é possível.

Compressor de velocidade variável (Inverter)

Os compressores tradicionais trabalham a partir do processo “liga e desliga” (on/off), sempre utilizando seu consumo máximo a cada novo ciclo de resfriamento. Isso gera altos picos de energia e é responsável pelo maior consumo energético dos equipamentos de refrigeração. Ao operar com velocidade fixa, há frequentes desperdícios de energia, pois o motor não desliga logo que a temperatura alvo é atingida.

Pensando nisso, você já imaginou o quanto um equipamento de refrigeração comercial poderia economizar de energia após o horário de funcionamento do seu estabelecimento? Se não continuasse a operar com altos picos de consumo, mesmo sem necessidade?

A solução para esse desperdício é encontrada no compressor Inverter, que trabalha de maneira otimizada, com velocidade variável, de acordo com a necessidade de uso. A depender da quantidade de aberturas de porta e da reposição de produtos, por exemplo, ele desacelera quando a exigência de frio é menor e acelera quando há maior necessidade de resfriamento.

Ao estabilizar a temperatura, ele passa a operar em uma velocidade mais baixa e mais eficiente para atender à demanda de temperatura do equipamento. O resultado é uma economia considerável de energia em comparação aos compressores convencionais e, consequentemente, redução da sua conta de energia.  

Além disso, a tecnologia faz com que esses equipamentos sejam capazes de se recuperar de aberturas de portas com muito mais rapidez do que os tradicionais, reduzindo o tempo gasto para se reabilitar das perdas de temperaturas.

Tecnologia Bivolt em equipamentos de refrigeração

Enquanto o compressor Inverter possibilita maior eficiência energética e um consumo mais racional de energia, a tecnologia Bivolt permite que ele trabalhe com uma maior faixa de tensão (o dobro da convencional), garantindo que o equipamento siga funcionando com eficiência, mesmo quando ocorrem picos de tensão em linhas de energia instáveis.

Essa escala mais longa da tensão de funcionamento assegura a estabilidade operacional, reduzindo o risco de quebra e aumentando a durabilidade (vida útil) do equipamento. Além disso, os equipamentos com esse tipo de tecnologia podem funcionar em qualquer lugar do mundo, independente da faixa de tensão local.

Agora que você já conhece como funcionam as tecnologias Inverter e Bivolt, veja na prática como a união delas proporciona excelentes benefícios, quando comparado aos equipamentos com compressores tradicionais (on/off).


Benefícios da tecnologia Inverter Bivolt

Eficiência energética

Com o compressor de velocidade variável regulando o fluxo de energia e alterando a velocidade de acordo com a necessidade de resfriamento, a economia de energia no ponto de venda é considerável. A redução pode chegar a até 55% em relação a sistemas similares.

Essa economia pode variar conforme a região e a forma de uso do equipamento. Mas, para exemplificar, caso seu equipamento atual represente R$ 100,00 na sua conta de energia mensal, ao trocar por um equipamento com a tecnologia Inverter Bivolt, o valor mensal poderá ser reduzido para aproximadamente R$ 45,00. *

* Vale salientar que esses valores são hipotéticos e que podem sofrer alterações de acordo com o local do seu ponto de venda, região e forma de uso do equipamento.

Equipamentos com maior vida útil e melhor desempenho

A tecnologia Bivolt assegura a estabilidade do fluxo de energia em um intervalo de 70V a 280V. Isso faz com que a temperatura no interior do equipamento permaneça sempre estável, garantindo a melhor conservação de produtos, mesmo diante de picos de tensão ou instabilidades no fornecimento de energia. Como dito anteriormente, essa estabilidade também proporciona maior durabilidade e reduz o risco de danos ao equipamento.

Menos ruído

Além de funcionar em menor rotação, os equipamentos com tecnologia Inverter Bivolt contam com diversos componentes eletrônicos, bem como sistema antivibração, o que reduz significativamente a emissão de ruído.

Eco-friendly

Em se tratando de uma solução com a marca Fricon, o quesito sustentabilidade não poderia ficar de fora. Assim, os equipamentos Inverter Bivolt utilizam o gás refrigerante natural R-290 (propano), que possui baixo GWP (Global Warming Potential).

O R-290, além de não ser tóxico, também não causa agressão à natureza, uma vez que não contém cloro e, portanto, não afeta a camada de ozônio. Como se não bastasse tudo isso, o gás propano ainda potencializa o poder de frio dos equipamentos Inverter Bivolt.  

Exemplos de equipamentos Fricon com tecnologia Inverter Bivolt

Pronto para conhecer soluções Fricon com a tecnologia Inverter Bivolt? Nossa linha inclui equipamentos horizontas, inclinados e verticais. Há conservadores de sorvetes, conservadores para produtos congelados e cervejeiras. Veja alguns exemplos:

 
•    HCEB 503 V
Para conservação de congelados   
•    HCEB 293 I
Para conservação de congelados   
•    VCFC 565 D
Cervejeira com porta de chapa ou visor
•    VCFC 284 C
Cervejeira com porta de chapa ou visor

Agora que você já conhece as nossas soluções Inverter Bivolt, adquira logo um equipamento para o seu PDV e economize na sua conta de energia.